Bilinguismo, a língua constitui o nosso mundo, a cultura.
A Red Brick, além de ser uma escola de educação infantil, é uma escola bilíngue. A escola bilíngue é aquela que possibilita o enriquecimento cultural, organiza experiências no âmbito da linguagem, possibilitando a produção de sentidos nas duas línguas.

Normas

Entrada e saída de alunos

Os horários de entrada e saída devem ser respeitados rigorosamente, para permitir o bom funcionamento da rotina Escolar.

A Escola será aberta às 7h45min podendo, excepcionalmente, receber os alunos a partir desse horário.

As atividades programadas são iniciadas 15 minutos após o horário de entrada.

O pai/responsável, quando da entrada, pode deixar o aluno com o porteiro da Escola para que seja encaminhado para a sua sala de aula ou acompanhar o aluno até a sala de aula.

A sala de espera pode ser usada pelos pais que aguardam a saída de seus filhos até o horário de saída das primeiras turmas, ou seja, 11h50min/16h50min. A partir desses horários a sala é usada para acomodar as crianças que aguardam a chegada de seus pais.

O aluno apenas sairá da Escola acompanhado do pai/responsável. Do contrário a Escola deve ser contatada antecipadamente, pela agenda do aluno, e ser informada sobre o nome e RG da pessoa autorizada, caso o mesmo não conste na ficha informativa.

Os porteiros da Escola obedecem a procedimentos de segurança que devem ser cumpridos por todos, alunos, pais e funcionários.


Atrasos

Após a tolerância de 15 minutos do horário de entrada, o pai/responsável deve encaminhar a criança até a secretaria para que seja encaminhada à sala de aula por uma de nossas assistentes.


Permanências fora do horário

Em situações extraordinárias em que o aluno necessite permanecer na Escola além dos períodos abaixo descritos, o pai/responsável deve se comunicar com a secretaria da Escola, para que o atendimento ao aluno seja o mais adequado possível.

Período da manhã: o aluno que chegar no horário compreendido entre 7h45min e 8h ficará com o funcionário responsável pela entrada de alunos, na sala de espera. Ao término do período de aulas da manhã as crianças cujos pais/responsáveis estejam atrasados aguardarão a chegada desses juntamente com as crianças do período intermediário e do professor que acompanha o grupo nesse horário.

Período da tarde: o aluno que chegar antes das 13h será encaminhado para um espaço ou sala, onde ficará com as crianças do período intermediário e um professor responsável até a chegada de seu professor. Ao término do período de aulas da tarde, as crianças cujos pais/responsáveis estejam atrasados aguardarão a chegada desses com um funcionário responsável até, no máximo, às 17h30min, horário de encerramento do expediente.

Período intermediário: os pais/responsáveis dos alunos do período intermediário devem respeitar os horários de entrada e saída do grupo do qual a criança faz parte. O aluno que chegar antes do horário de início das atividades ou que ficar na escola após a saída do grupo será encaminhado para a secretaria da Escola. Esse procedimento garante que o aluno permaneça em segurança, porém afeta a rotina de trabalho dos funcionários. Solicitamos que evitem tal situação.


Saída antes do horário

Quando houver necessidade do pai/responsável retirar um aluno antes do término da aula, o fato deve ser comunicado à secretaria da Escola através da agenda do aluno ou de um telefonema com a devida antecedência. Pais/responsáveis que vêm retirar os alunos fora dos horários de saída devem dirigir-se à secretaria e aguardar a chegada da criança. Cabe à secretaria providenciar a saída do aluno.


Saída com colegas da Escola

A saída de um aluno da Escola com pais/responsáveis de um colega deve ser comunicada à secretaria da Escola através da agenda do aluno. Não será permitida a saída do aluno sem que a Escola receba comunicado por escrito.


Saída para Festas de Aniversário

A saída de alunos para Festas de Aniversário de colegas da Escola, ao término do período de aulas, deve seguir os seguintes procedimentos: · A família do aniversariante deve providenciar uma ficha de autorização de saída da Escola para cada convidado, conforme modelo oferecido pela secretaria da Red Brick. Essa ficha de autorização deverá ser enviada às famílias juntamente com o convite.

· Os convites, se entregues via Escola, devem ser colocados nas agendas dos alunos com uma semana de antecedência.

· Os pais das crianças convidadas devem devolver as AUTORIZAÇÕES preenchidas à Escola, até 1 (um) dia antes da festa.

· O veículo contratado para transportar as crianças deve estar disponível ao término do período de aulas, permanecendo estacionado em frente à Escola, em local previamente reservado para esse fim.

· A professora do aniversariante deve receber uma lista com nomes dos alunos convidados, inclusive colegas de outras turmas, para controle das autorizações recebidas.


Atualização de endereços e telefones

Na época de rematrículas a Escola pede que as famílias atualizem as fichas cadastrais. Quaisquer outras mudanças ocorridas ao longo do ano letivo devem ser informadas na secretaria. É responsabilidade da família manter a ficha de dados cadastrais atualizada.


Circulação de veículos e estacionamento na frente da Escola

Sabemos das dificuldades que todos enfrentam para o estacionamento de veículos em nossa rua. Contudo, pedimos que colaborem atendendo as regras de trânsito para que o fluxo de veículos e pedestres seja respeitado.


Uniforme

O uso do uniforme é obrigatório. Todas as peças de uniforme devem ser obrigatoriamente identificadas com pelo menos o primeiro e último nome do aluno. Meias e tênis complementam o uniforme e garantem que os alunos participem das atividades escolares com segurança. Sandálias modelo "papete" podem ser uma opção para dias de calor. Não permitimos o uso de chinelos, sandálias de salto ou sapatos abertos. Quando o pai/responsável perceber que houve troca de peças do uniforme com o de outra criança, as mesmas devem ser devolvidas na secretaria da Escola ou pela mochila, desde que o envio dessas seja notificado na agenda do aluno.

A Escola não se responsabiliza pela perda de peças de uniforme não identificadas.


Objetos pessoais

A criança não deve trazer para a Escola nenhum objeto pessoal, exceto às quintas-feiras para a atividade de Sharing Day. O objeto escolhido deve estar identificado com o nome do aluno. Esse brinquedo/material será manuseado por várias crianças. Toda a sala de aula tem um local específico para guardar os objetos trazidos pelos alunos, porém a Escola não se responsabiliza por danos ou pela perda de objetos não identificados.

Em dias de eventos como Carnaval, Halloween, Festa Junina ou qualquer outro que permita à criança trazer objetos ou fantasias, esses devem vir para a Escola identificados com o nome do aluno.


Aniversários

As famílias que quiserem poderão trazer para a Escola um bolo (1 kg) que será acrescentado ao lanche regular da Escola. As comemorações ocorrerão sempre às segundas-feiras. Para essa comemoração não se deve trazer para a Escola convites, enfeites, refrigerantes, docinhos e/ou lembrancinhas. A família deve certificar-se junto à professora do horário do lanche e confirmar a sua presença. Para cantar "Parabéns" podem estar presentes dois membros da família.

A secretaria da Escola deve ser avisada da comemoração com uma semana de antecedência.


Uso da agenda do aluno

A agenda é o instrumento de comunicação diária entre a Escola e a família. O professor usa a agenda para enviar à família recados e informações pertinentes à criança ou à rotina escolar. Os pais usam a agenda para se informarem sobre o que acontece na Escola, responderem ou enviarem recados pertinentes à criança ou à rotina escolar, bem como para esclarecerem eventuais dúvidas.


Regras de uso:

· O aluno deve trazer a agenda para a Escola diariamente;

· em caso de perda por parte da família, nova agenda deve ser adquirida na secretaria;

· é obrigação da família ler a agenda diariamente, retirar as circulares já lidas e dar um visto no dia correspondente;

· é obrigação do professor ler a agenda diariamente, dar visto nos recados recebidos e encaminhar as solicitações da família.


Convites de aniversários:

Todos os colegas de sala deverão receber os convites. Os convites em formatos diferentes serão enviados pelas mochilas das crianças. A professora fará o registro do envio na agenda do aluno. A Escola não se responsabilizará pelo conteúdo desses convites.


Presentes e lembrancinhas:

Após a comemoração do aniversário as famílias que necessitarem enviar presentes ou lembrancinhas poderão fazê-lo através das mochilas das crianças. Tanto as famílias quanto os professores deverão fazer o registro do envio na agenda. A Escola não se responsabilizará pelo conteúdo/conservação desses itens.


Outros convites:

Os pais/responsáveis poderão ainda usar a agenda para enviar convites relativos a outros eventos desde que os convidados sejam os alunos. Os procedimentos para o envio desses convites serão os mesmos que os convites de aniversários.


Não será permitido o uso das agendas ou as mochilas dos alunos para o envio de:

· Lembrancinhas, guloseimas etc. em datas especiais comemoradas ou não pela Escola;

- dinheiro para a organização de eventos ou quaisquer outras situações que necessitem de arrecadação de verbas, que não sejam programadas pela Escola.


Alimentação

Os lanches e almoços são preparados por uma empresa que oferece um cardápio elaborado por uma nutricionista considerando a faixa etária dos alunos, suas necessidades e suas preferências e é composto por alimentos variados e atraentes ao paladar infantil.

Restrições alimentares devem ser informadas pela família para que possam ser respeitadas. Ofereceremos outras opções nesses casos. A Escola informa as famílias de Toddlers e K1 sobre a aceitação alimentar do lanche pelo aluno diariamente.


Saúde

Pensando no bem-estar de cada aluno e na manutenção da saúde do grupo a Escola segue, criteriosamente, um conjunto de normas e diretrizes quanto aos cuidados com a saúde. Essas orientações são entregues aos pais/responsáveis quando da realização da matrícula. É muito importante que os pais/responsáveis tenham conhecimento dos procedimentos relativos às doenças, ferimentos ou acidentes e à administração de remédios pela Escola.


Oficinas

As oficinas oferecidas na Escola ocorrerão sempre nos horários imediatamente após o término da aula do período da manhã ou da tarde e/ou durante as férias de julho.

Por se tratar de atividades extracurriculares a escolha dos cursos ocorrerá de acordo com o interesse da família. As oficinas terão um custo à parte e os valores variarão de acordo com o curso oferecido.

A ausência do aluno deve ser avisada com antecedência via agenda do aluno ou na secretaria da Escola.


Saídas Pedagógicas

As saídas são planejadas pela equipe pedagógica.

As turmas são acompanhadas pelos professores da sala, por uma das coordenadoras e, quando necessário, por um segurança.

Os pais são notificados via agenda com uma semana de antecedência. Junto à circular recebem uma autorização que deve ser devidamente preenchida e enviada à Escola dentro do prazo determinado.

O aluno que não participar do passeio só deverá vir à Escola se o passeio ocorrer no período contrário ao qual o aluno frequenta.

Frequência das saídas pedagógicas:

· Toddlers: não há saídas pedagógicas para esse grupo

· K1: 1 saída no 2º semestre

· K2: 1 saída por semestre

· K3 e K4: 2 saídas por semestre


Eventos

Eventos internos (somente para alunos):

· Festas de Carnaval e Halloween

· Semanas de Língua Inglesa e Artes

Eventos externos (para pais e alunos):

· Saturday Out

· Getting Together

· Book Fair

· Festa Junina

· Coral

· Projeto Vitrine

Por sermos uma Escola multicultural e laica não realizamos comemorações de cunho religioso ou comercial em respeito à pluralidade de culturas de nossa comunidade escolar. Oferecemos aos pais, por outro lado, diversas maneiras de participar da vida escolar de seus filhos através de eventos culturais ou pedagógicos.


Biblioteca

Uma vez por semana os alunos, a partir do K2, visitam a biblioteca para retirarem livros que desejam ler em casa. Os livros devem ser devolvidos na data estipulada. É responsabilidade da família garantir que o livro retorne em bom estado. No caso de perdas a família fica responsável pela reposição.










Rua dos Chanés, 152 - 04087-031 - Moema - São Paulo/SP - Fone/Fax: (11) 5561-4117